sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vídeos sobre Borboletas


Na internet existem muitos vídeos  que destacam as diferentes borboletas.


Clique nos links abaixo e assista alguns vídeos sobre borboletas e sugestões de atividade:

Metamorfose da lagarta em borboleta.

A Grande jornada das monarcas em animação.

Como nascem as borboletas.

Borboletas-eclosão de vida, eclosão de cores.

O mundo dos insetos

Arca de Noé - Gal Costa: As borboletas

Dobradura (Origami): Borboletas

Tudo sobre Borboletas


O que é uma Borboleta? Metamorfose; Mimetismo; Nascimento; Alimentação; Tempo de Vida; Onde vivem... Clique aqui e saiba Tudo sobre Borboletas.

Borboletas em Extinção

Da coleção de insetos de Karl Hermann Schall, do total de insetos,  são 1500 espécies de borboletas,  muitas já  estão em extinção.

                                Coleção de Borboletas Karl Hermann Schall 
                                 Fonte: MAHP

  Borboletas em extinção. Saiba mais clicando aqui....

totalgifs.com borboletas gif gif 36.gif Proteja a natureza

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Borboletas: características...


totalgifs.com borboletas gif gif 106.gif Proteja a natureza

Na coleção de insetos de Karl Hermann Schall existem em torno de 1500 espécies de borboletas.


Saiba mais sobre as borboletas
Características: insetos que tem asas que fascinam as pessoas pela beleza de suas formas e cores. São eternas visitantes dos jardins em qualquer época do ano. No inverno com menor abundância e o auge na primavera-verão.Habitat:existem espécies para todo tipo de ecossistema. Ocorrência: cosmopolita (universal). Hábitos: estão ativas logo cedo. Algumas espécies possuem hábito gregário, ou seja, ficam agrupadas durante o dia e no final da tarde se separam em busca de alimento, voltando a se agrupar novamente. O agrupamento serve para se protegerem de predadores. Alimentação: néctar Reprodução: as plantas hospedeiras são aquelas que fornecem alimento e abrigo as formas jovens (lagartas). As borboletas selecionam a (s) planta(s) hospedeira (s) para a postura dos ovos e cujas lagartas, ao eclodirem, se alimentarão da mesma. A fêmea pode depositar seus ovos isoladamente ou em massa. Predadores naturais: pássaros, sapos, formigas e outros predadores. Uma revoada de borboletas torna-se um banquete para algumas espécies de aves. Ameaças: são várias as espécies de borboletas ameaçadas de extinção no Brasil. Tempo de Vida das Borboletas: vivem depende de muitos fatores, depende da espécie da Borboleta, aonde a Borboleta vive, da ação de predadores, do tamanho da Borboleta. Na natureza as Borboletas estão expostas a ação de muitos predadores, como os pássaros e outros animais.entre duas semanas a um mês é a expectativa média de vida de uma Borboleta, a Borboleta Monarca (Danaus plexippus) pode chegar a viver até 9 meses. 
----
Veja as informações da Enciclopédia Juvenil em Cores, Ler e saber, acervo do Arquivo Histórico, s.d.






Karl Hermann Schall

Karl Hermann Schall

Saiba um pouco sobre  Karl Hermann Schall

           Karl Hermann Schall nasceu em Tübingen, na Alemanha em 9 de fevereiro de 1909. Veio para o Brasil na idade de 23  anos. Faleceu em 1 de janeiro de 1992 em Panambi (RS). Morou no Paraguai e mais tarde fixou residência na Colônia Neu-Württemberg, atual município de Panambi. Nesta montou uma sapataria. Trabalhou na fábrica de Walter Faulhaber.
         Aos quinze (15) anos de idade iniciou a coleta de borboletas e outros insetos, desta forma deu início a sua coleção de insetos, onde a grande maioria são borboletas. A coleção possuí mais de 1500 espécies de borboletas, com exemplares de quase todos os estados brasileiros, de países sul-americanos, africanos (Congo e Madagascar), Nova Guiné, Alemanha, China e Japão, entre outros.
          As borboletas eram adquiridas por meio de intercâmbios, feitos através do correio. Os ovos de borboletas eram postos dentro de envelopes comuns. Criava as larvas no seu próprio jardim. Praticava pintura artística artesanal e confeccionava armação dos quadros, no qual expunha as borboletas e insetos.

Retrospectiva sobre a história da aquisição da Coleção de Borboletas...

          A coletânea foi adquirida no mês de março de 1992,  a iniciativa partiu do empresário Ingomar Brunne (da antiga Empresa Ernesto Rehn, atualmente diretor da  Empresa Brunning Tecnometal). Foi comprada por 15 milhões de cruzeiros, valor que foi dividido em  partes iguais entre  Prefeitura e o Sr. Ingomar (FOLHA DAS MÁQUINAS,1992).
          No dia 15 de agosto de 1992 houve uma reunião na Biblioteca Pública Municipal, na oportunidade aconteceram pronunciamentos  por parte de várias autoridades sobre a aquisição da Coleção de Insetos. Na época era secretária de Educação a Srª Vera Knorr, esta na sua fala "destacou o grande esforço  do secretário  da Fazenda o Sr. Henrique Hartmann juntamente com  Sr. Ingomar Brunne para concretizar a compra da coletânea  já que o Sr. Schall tinha o desejo que as borboletas ficassem em Panambi, terras das borboletas azuis" (ATA Nº 071, MAHP).
       

Familiares de Schall presentes à solenidade que aconteceu na Biblioteca Municipal.
Fonte: Jornal Folha das Máquinas, 21.08.1992.

Empresário Ingomar Brune, representante na época da Ernesto Rehn (atualmente Bruning Tecnometal).
Fonte: Jornal Folha das Máquinas, 21.08.1992.